NO AR

Rádio Ponte FM 98.5

pontefm98.com

Brasil

Na ONU, cinco países se negaram a condenar Rússia por invasão; veja lista

Publicada em 03/03/2022 às 09:16h - 75 visualizações

por Igor Mello Do UOL, no Rio


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: reprodução)

A Rússia conseguiu mobilizar apenas quatro países contra a resolução que condenou a invasão da Ucrânia, aprovada pela Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) na tarde de hoje (2). A condenação foi apoiada por ampla maioria: 141 países votaram a favor da resolução, enquanto 35 se abstiveram — entre eles a China.

Além da própria Rússia e de Belarus —ex-república soviética que vem atuando como um satélite do presidente russo Vladimir Putin— reprovaram a resolução Coreia do Norte —regime mais fechado no planeta e também alvo de sanções internacionais, Eritreia e a Síria —os russos tiveram papel decisivo na guerra civil do país do Oriente Médio, mantendo o ditador Bashar al-Assad no poder.

Entre os países que se abstiveram se destaca a China, que mantém uma relação próxima com a Rússia, e diversas ex-repúblicas soviéticas, como Cazaquistão, Quirquistão e Tadjiquistão.

Aliados russos na América Latina, Cuba e Nicarágua também se abstiveram, enquanto a Venezuela não votou. A Índia também preferiu a abstenção.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu o amplo apoio internacional à resolução da ONU.

"Louvo a aprovação com uma maioria de votos sem precedentes pela Assembleia Geral da ONU da resolução com uma forte exigência à Rússia para que pare imediatamente o ataque traiçoeiro à Ucrânia. Sou grato a todos os Estados que votaram a favor. Vocês escolheram o lado certo da história", publicou ele no Twitter.

Veja quais países deixaram de apoiar a resolução sobre a guerra na Ucrânia:

Votaram contra Coreia do Norte; Eritreia; Rússia;Belarus; Síria;

 

Decidiram se abster: Argélia; Angola; Armênia; Bangladesh; Bolívia; Burundi; República Centro-Africana; China; Congo; Cuba; El Salvador; Guiné Equatorial; Índia; Irã; Iraque; Cazaquistão; Quirguistão; Laos; Madagascar; Mali; Mongólia; Moçambique; Namíbia; Nicarágua; Paquistão; Senegal; África do Sul; Sudão do Sul; Sri Lanka; Sudão; Tadjiquistão; Uganda; Tanzânia; Vietnã; Zimbábue.

 

Fonte:UOL




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 120100
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE