NO AR

Rádio Ponte FM 98.5

pontefm98.com

Brasil

Subvariante da ômicron tem primeiro caso e morte confirmados em Pernambuco

Paciente teve amostra coletada em 4 de fevereiro, mas a presença da subvariante BA.2 da ômicron só foi confirmada nesta quinta-feira (31)

Publicada em 31/03/2022 às 21:10h - 39 visualizações

por Humberto Cassimiro


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Caso da variante BA.2 da ômicron foi confirmado em Pernambuco  (Foto: PIXABAY)

A Secretaria de Estado de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou o primeiro caso da subvariante BA.2 da ômicron, linhagem do coronavírus que predomina nos testes positivos do Estado.

A presença da subvariante foi identificada no último sequenciamento genético realizado pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco). O resultado positivo foi entregue nesta quinta-feira (31) à pasta de saúde. Todas (100%) as amostras analisadas foram identificadas como da linhagem ômicron.

Primeira morte pela subvariante também foi confirmada

A paciente identificada com a subvariante BA.2 tinha 82 anos e era do sexo feminino. Ela teve a amostra coletada no dia 4 de fevereiro.

A idosa havia procurado atendimento no dia 2 de fevereiro, após 5 dias de sintomas, sofreu uma piora no quadro e acabou falecendo no dia 20 daquele mês.

Ela possuía várias comorbidades, como diabetes, hipertensão, e as doenças de Parkinson e Alzheimer e havia completado o esquema vacinal contra a covid-19.

O secretário estadual de saúde, André Longo, reforçou a importância de manter os cuidados já conhecidos contra a covid-19 e ressaltou a importância da vacinação.

"Mesmo com as vacinas, sabemos que a população está suscetível a casos graves da doença, principalmente os mais vulneráveis, como os idosos e os pacientes com comorbidades. A detecção da BA.2 em Pernambuco reacende o alerta da importância da vacinação para enfrentar a pandemia", disse.

Subvariante foi confirmada em seis estados brasileiros

Um levantamento da Fiocruz confirmou a presença da subvariante BA.2 da ômicron em outros seis estados brasileiros: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

"A BA.2 já circula em diversos estados brasileiros, o que aumentava ainda mais a possibilidade de circulação desta sublinhagem em território pernambucano", informou André Longo.

 

fonte: TV Jornal

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 141552
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE