NO AR

Rádio Ponte FM 98.5

pontefm98.com

Brasil

Páscoa cristã: tradições, data e verdadeiro significado; entenda

Dentro da tradição cristã, a Páscoa é uma das mais importantes celebrações

Publicada em 11/04/2022 às 09:08h - 30 visualizações

por Suzyanne Freitas


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Dentro da tradição cristã, a Páscoa é uma das mais importantes celebrações  (Foto: Pixabay)

Páscoa, que relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo, é uma tradicional comemoração realizada por várias religiões.

Segundo historiadores, a Páscoa foi iniciada pelos judeus e no cristianismo passou a ser comemorada com novo significado.

Essa comemoração é realizada anualmente em uma data móvel, contudo os critérios que determinam a data da Páscoa foram estabelecidos pela Igreja Católica no século IV d.C.

Mas como surgiu a Páscoa Cristã?

Páscoa é uma comemoração que surgiu na tradição judaica em memória da libertação do povo hebreu da escravidão no Egito.

Na tradição hebraica, a festa aconteceu porque Javé enviou uma ordem para que Moisés repassasse aos hebreus.

Os judeus relembram a passagem do anjo da morte durante o acontecimento da décima praga do Egito. Em referência a isso, esse povo chama a sua Páscoa de “Pesach”, que significa “passagem”.

Verdadeiro significado

No cristianismo, por sua vez, a Páscoa possui um significado distinto da crença judaica, mas, apesar disso, a festa cristã possui uma ligação direta com a dos judeus.

Para os cristãos, como mencionado, a Páscoa relaciona-se com a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Dentro da tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no terceiro dia após sua crucificação.

>>'É coisa do cão, do Satanás', afirma padre sobre comemoração do Carnaval na Semana Santa

Ressureição de Cristo

Dentro da tradição cristã, a Páscoa é uma das mais importantes celebrações (para muitos, a mais importante) porque evidencia a importância da ressurreição de Cristo para os cristãos.

O próprio apóstolo Paulo afirma em sua carta registrada em I Coríntios 15:14 que “Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”.

Esse pequeno trecho da Bíblia dá uma dimensão do grau de importância da ressurreição para a crença cristã. Ele nos dá a entender que sem a Páscoa, isto é, sem a ressurreição de Cristo, a fé dos cristãos não teria sentido prático.

'Nova chance'

Os cristãos entendem que a morte de Cristo foi um sacrifício voluntário com o propósito de salvar a humanidade de seus pecados. Por meio desse sacrifício, a humanidade ganhou uma nova chance.

Tradições da Páscoa Cristã

Páscoa é comemorada dentro do cristianismo de diferentes maneiras e essas variações acontecem por conta das distintas vertentes cristãs que existem.

As diferenças podem ser resumidas pontualmente entre cristãos católicos, ortodoxos e protestantes (sendo que dentro do protestantismo existe uma gama de vertentes). No Brasil, a tradição mais popular é a tradição católica.

Para os evangélicos, a principal forma de recordar o sacrifício de Cristo é por meio da realização da ceia, assim como Jesus Cristo fez com os seus discípulos antes de ser preso e crucificado.

 

fonte:TV Jornal




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 46540
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2022 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE