NO AR

manhãs de sucesso

Com Marcela Rufino

Brasil

Morre Andrew Woolfolk, saxofonista da banda Earth, Wind & Fire

Músico tinha 71 anos e vinha sofrendo com uma doença "há anos", escreveu o líder do grupo, Philip Bailey, nas redes sociais

Publicada em 27/04/2022 às 09:19h - 76 visualizações

por Scottie Andrew, da CNN


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Andrew Woolfolk tocando com a Earth, Wind & Fire em fevereiro de 1978  (Foto: Michael Putland/Getty Images)

“September”, a ode efervescente da banda Earth, Wind & Fire à última noite de verão, é uma composição permanente para todas as estações do ano. Parte da sua alquimia reside no saxofone jubiloso de Andrew Woolfolk.

Woolfolk, um membro de longa data da Earth, Wind & Fire, cujo o doce instrumento símbolo tornou impossível não dançar músicas como “September”, morreu, anunciou o membro do grupo Philip Bailey. Woolfolk tinha 71 anos.

 

Bailey, cantor colíder da banda, disse no Instagram que Woolfolk morreu após uma doença de seis anos.

“Conheci-o no liceu, e rapidamente nos tornámos amigos e companheiros de banda”, escreveu Bailey. “Grandes memórias. Grande talento. Engraçado. Competitivo. Rapidamente espirituoso. E sempre estiloso”.

Woolfolk juntou-se à banda no início da década de 1970, de acordo com o elenco oficial da banda. A formação EW&F mudou frequentemente ao longo dos anos, mas Woolfolk tocou oficialmente o sax (assim como a flauta e a percussão) dentro e fora do grupo até 1993.

Mas não tinha inicialmente planeado juntar-se à banda – como Bailey descreve no livro de memórias de 2014 “Shining Star”: Braving the Elements of Earth, Wind & Fire”, Woolfolk estudava música em Nova York quando Bailey o chamou e lhe pediu para se juntar ao grupo depois dos dois terem tocado juntos em Denver. Woolfolk ficou conhecido como um dos “nove originais”, escreveu Bailey.

Quando fazia tour com a banda, Woolfolk parava o concerto com solos de saxofone, comandando o palco até que o resto dos seus companheiros de banda se juntassem a ele. Ele não era o líder do grupo, mas, no palco, possuía o carisma inconfundível de uma estrela.

Fora do palco, escreveu Bailey no seu livro de memórias, Woolfolk era um “brincalhão” que “poderia encher o caixote do lixo do seu quarto de hotel com água quente e equilibrá-lo em cima da porta do seu quarto, apenas esperando que você voltasse tarde da noite”.

Para além dos álbuns EW&F, Woolfolk também gravou com Phil Collins e Bailey nos últimos trabalhos solo do último.

Em 2000, Woolfolk foi introduzido ao Rock & Roll Hall of Fame juntamente com os seus companheiros originais da Earth, Wind & Fire. Naquela noite, Woolfolk, o único membro do grupo vestido com um casaco de couro vermelho ardente, realizou um solo vitorioso em “Shining Star”.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 127482
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2024 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE