NO AR

musical

pontefm98.com

Brasil

Uso do FGTS para negociação de parcelas atrasadas de imóvel pode ser feito a partir de hoje (02/05); entenda como

O uso do FGTS para prestações atrasadas superiores a 90 dias é uma novidade

Publicada em 02/05/2022 às 08:54h - 40 visualizações

por Ana Roberta Amorim/tv jornal


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A partir de hoje (02), trabalhadores podem usar FGTS para negociar parcelas atrasadas de imóveis  (Foto: Divulgação)

A partir de hoje (2), o saldo do FGTS poderá ser usado para negociar o pagamento de prestações atrasadas da casa própria. A decisão foi autorizada pelo Conselho Curador do FGTS no dia 20 de abril. A medida vale até 31 de dezembro.

Antes, o FGTS só poderia ser usado para a compra, construção ou amortização de parcelas de financiamentos imobiliários em negociações de prestações futuras ou em atrasos dentro de um prazo de até 90 dias.

Agora, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço vai poder ser utilizado também para abater ou reduzir até 12 prestações ou parcelas.

Segundo o Conselho Curador, são 80 mil pessoas com mais de três parcelas atrasadas de financiamentos habitacionais e que são consideradas inadimplentes. Desse público, metade tem contas vinculadas ao FGTS.

Como quitar parcelas atrasadas com o FGTS?

O interessado em quitar ou abater parcelas atrasadas de financiamentos imobiliários primeiro precisa procurar o banco onde a transação foi realizada. 

Na unidade bancária, o trabalhador vai assinar um documento de Autorização de Movimentação de Conta Vinculada do FGTS. Isso dará direito a quitar até 80% de cada prestação, sendo limitadas a 12 prestações.

Outra regra para que a quitação seja feita é que o imóvel seja avaliado em até R$ 1,5 mi.

Além disso, o trabalhador precisa se encaixar em outros requisitos, confira:

-Necessário ter, pelo menos, 3 anos de trabalho no regime do FGTS (ininterruptos ou não). No entanto, no momento da negociação, não é preciso estar com contrato ativo de trabalho;

-Não ter outro imóvel na cidade onde trabalha ou reside;

-Não ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Como saber se tenho direito?

Caso tenha dúvidas se tem ou não direito à negociação de financiamento imobiliário com o FGTS, entre em contato com a CAIXA pelos números 4004-1004 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (demais regiões).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 127571
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2024 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE