NO AR

Acorda Povo, Trem do Forro

Com Pedro Guedes

Brasil

ECLIPSE LUNAR TOTAL: 'Lua de Sangue' acontece neste domingo (15); veja se será possível ver no Brasil

Saiba quando vai ter eclipse lunar em 2022, como assistir e qual o horário da 'Lua de Sangue'

Publicada em 13/05/2022 às 10:04h - 20 visualizações

por Humberto Cassimiro/tv jornal


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Eclipse lunar total formará \'Lua de Sangue\' neste domingo (15)  (Foto: Divulgação/Agência Espacial Europeia (ESA))

Mais um fenômeno da natureza acontece nos céus deste mês de maio. Dessa vez, um eclipse lunar total deve ocorrer neste domingo (15).

Popularmente conhecida como "Lua de Sangue" pela cor avermelhada do satélite natural durante o fenômeno, o eclipse lunar acontece na madrugada do domingo para a segunda-feira (16).

 

No último dia de abril, um eclipse solar tomou conta do céu de parte da América do Sul e outras localidades. Na semana passada, uma chuva de meteoros também pôde ser observada de alguns locais do mundo.

O QUE É UM ECLIPSE LUNAR? O QUE CAUSA UM ECLIPSE?

A "Lua de Sangue" deste domingo será o primeiro eclipse lunar total de 2022. O fenômeno conhecido como eclipse ocorre quando um astro entra na sombra de outro.

Dessa forma, um eclipse lunar ocorre quando a Lua entra na sombra umbral da Terra, que bloqueia a luz do Sol de chegar ao satélite natural.

É válido destacar que o eclipse lunar ocorre apenas durante a fase de Lua cheia.

LUA DE SANGUE: POR QUE A LUA FICA VERMELHA DURANTE O ECLIPSE?

Apesar de ser coberta completamente pela sombra da Terra durante o eclipse, a Lua não desaparece do céu. Ela assume uma coloração avermelhada ou alaranjada, o que explica o apelido "Lua de Sangue".

Isso acontece porque apenas alguns comprimentos de onda luminosa chegam à Lua, o que deixa o astro neste tom.

Agência Espacial Europeia (ESA)Veja o horário do eclipse lunar total e se ele será visível do brasil - Agência Espacial Europeia (ESA)

QUANDO VAI TER ECLIPSE LUNAR EM 2022?

O eclipse lunar total acontece neste domingo15 de maio de 2022, a partir das 23h28. O fenômeno segue até as 2h55 da segunda-feira (16).

 

Entre 0h30 e 1h14, a Lua estará completamente coberta pela sombra umbral da Terra.

ECLIPSE LUNAR DOMINGO: POSSO VER NO BRASIL?

A resposta é não. Pelo menos não no céu brasileiro. O fenômeno será visível apenas para quem estiver olhando para o céu da América do Norte, Europa, África e partes da Ásia.

A boa notícia é que o eclipse lunar pode ser acompanhado pela internet. Diversas plataformas vão transmitir o evento em tempo real. Confira logo abaixo.

ECLIPSE LUNAR AO VIVO

O canal oficial da Agência Espacial dos Estados Unidos, a NASA, realiza uma transmissão ao vivo do evento neste domingo (15). Acompanhe:




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete

Nenhum registro encontrado








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 38141
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2022 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE