NO AR

Acorda Povo, Trem do Forro

Com Pedro Guedes

Brasil

DENGUE: Qual remédio não pode tomar quando está com dengue? Saiba os remédios contraindicados e os seguros para tratar a doença

Alguns medicamentos são contraindicados em casos suspeitos de dengue porque podem agravar a doença; saiba quais são alguns deles

Publicada em 13/05/2022 às 10:40h - 22 visualizações

por Humberto Cassimiro/tv jornal


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti  (Foto: Agência Brasil)

Apesar de ser transmitida por um mosquito, o conhecido Aedes aegypti de que tanto se fala em combater, dengue é uma doença viral, ou seja, causada por um vírus transmitido justamente na picada desse mosquito.

dengue ocorre em climas tropicais e subtropicais, como o do Brasil. No país, inclusive, um anúncio costuma ser exibido nas propagandas de alguns medicamentos na televisão: "Este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue".

Mas quais são esses remédios que não se pode tomar num caso suspeito de dengue? Confira, nesta matéria, quais remédios não se pode tomar quando está com dengue e quais são os medicamentos seguros.

COMO SE TRANSMITE A DENGUE?

A dengue é transmitida através da picada do mosquito da dengue, conhecido pelo seu nome de espécie Aedes aegypti.

O mosquito se reproduz em água parada. Por essa razão, várias campanhas para evitar focos de multiplicação do Aedes aegypti são realizadas ano a ano.

Divulgação/FiocruzMosquito da dengue - Divulgação/Fiocruz

SINTOMAS DA DENGUE

Além da febre alta, entre 39°C a 40°C, dor de cabeça, cansaço, dores e vermelhidão no corpo e coceira são os principais sintomas da dengue clássica.

Outros sintomas menos frequentes são náuseas, vômitos e diarreia. Vale lembra que os sintomas da dengue são diferentes dos sintomas da chicungunha e zika.

COMO É FEITO O TESTE DA DENGUE?

 

O diagnóstico preciso da dengue é feito através de um teste laboratorial. O vírus é isolado diretamente no sangue entre o terceiro e quinto dia dos sintomas.

Também é possível descobrir se possui dengue pelo teste sorológico, ou seja, pela presença de anticorpos contra o vírus no corpo.

QUAL REMÉDIO NÃO PODE TOMAR QUANDO ESTÁ COM DENGUE?

A principal dúvida durante o tratamento da dengue é qual remédio não se pode tomar quando está com a doença.

De modo geral, a principal (mas não única) contraindicação é o ácido acetilsalicílico, analgésico clássico conhecido pelo nome comercial Aspirina.

Os remédios contraindicados podem aumentar o risco de desenvolvimento de sangramentos e hemorragias relacionados à doença.

Confira a lista com os principais medicamentos contraindicados em caso de suspeita de dengue:

  • Ácido acetilsalicílico, conhecido por nomes como AAS, Aspirina, Sonrisal, Coristina, entre outros;
  • Ibuprofeno, conhecida pelos nomes comerciais Buscofem, Alivium, Advil e outros;
  • Prednisolona;
  • Diclofenaco;
  • Cetoprofeno;
  • Dexametasona;
  • Varfarina;
  • Naproxeno;
  • Indometacina.

A boa notícia é que existe vacina para a dengue.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete

Nenhum registro encontrado








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 38148
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2022 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE