NO AR

Rádio Ponte FM 98.5

pontefm98.com

Brasil

Vem aí a frente fria que vai deixar o Brasil 'congelando': previsões indicam chance de neve

País é atingido por uma intensa massa polar; confira as últimas previsões sobre a frente fria

Publicada em 16/05/2022 às 09:31h - 58 visualizações

por Maria Clara Batista/tv jornal


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Vem aí a frente fria que vai deixar o Brasil \"congelando\": previsões indicam chance de neve partir da próxima segunda (16)  (Foto: PixaBay)

Grande parte do Brasil deve enfrentar uma frente fria histórica nos próximos dias.

A previsão da meteorologia é de que o país seja atingido por uma intensa massa polar provocada pela combinação de raros fenômenos meteorológicos.

Nas redes sociais, o evento vem sendo chamado de "erupção polar histórica".

Os serviços de meteorologia apontam para uma semana de frio atípico para o mês de maio, com início a partir desta segunda-feira (16). 

De acordo com o Climatempo, a frente fria diminuirá as temperaturas em áreas do Sudeste, Centro-Sul, Centro-Oeste e Sul do Brasil. Já no Norte e Nordeste, a previsão é de tempo abafado com chuva forte.

Frente fria histórica

Segundo o Climatempo, há previsão de neve e "chuva congelante" para regiões do Sul e geadas em outras áreas do país. 

temperatura deve chegar abaixo de zero na região central de Santa Catarina e em algumas cidades da Serra Gaúcha.

Meteorologistas do Climatempo indicam que o fenômeno pode ser o episódio de frio mais intenso deste ano.

No Sudeste, a previsão é de chuvas ao longo do dia, nas capitais de São PauloRio de Janeiro e Belo Horizonte. A massa de ar frio avança rapidamente pelo país.

Neve na Serra Gaúcha

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há uma pequena chance de nevar nas serras gaúcha catarinense, entre a noite desta segunda-feira (16) e a madrugada da terça (17).

Quanto tempo vai durar a onda de frio?

De acordo com o Inmet, a massa de ar frio continuará atuando em grande parte do Brasil até o final da semana, sendo assim a primeira onda de frio de 2022.

Chuva congelante, ciclone e neve

Ainda de acordo com a previsão do Climatempo, tecnicamente, o que deve ocorrer é o avanço de uma massa polar de grande intensidade, aliada a ocorrência de um ciclone extratropical, que deve ficar parado por diversos dias no oceano.

É esperado que este ciclone se movimente pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil.

A junção desses fenômenos deve causar maior umidade e provocar queda de neve, bem como a precipitação de um evento conhecido como "chuva congelante".

Segunda o Climatempo, o frio mais intenso está previsto para a partir do dia 17 de maio, principalmente entre os dias 18 e 19.

Pode nevar no Recife?

Com a perspectiva da chegada de uma frente fria histórica no país, muitos querem saber se o fenômeno atingirá o Estado de Pernambuco e se há chance de nevar no Recife.

A TV Jornal contatou a Apac - Agência Pernambucana de Águas e Clima - para saber como ficará o clima nos próximos dias.

Segundo o órgão, a frente fria não deve atingir Pernambuco, mas sim, as áreas do Sul e Sudeste do Brasil.

Nas mídias sociais, o evento vem sendo chamado de "erupção polar histórica". Contudo, segundo a Apac, o termo não é reconhecido, uma vez que não foi definido pela agência.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 124385
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE