NO AR

Rádio Ponte FM 98.5

pontefm98.com

Brasil

MELATONINA: o que é e quais são seus benefícios? Saiba mais sobre o ?hormônio do sono?

Saiba quais são os benefícios da melatonina no seu organismo

Publicada em 18/05/2022 às 08:40h - 10 visualizações

por Lívia Maria/tv jornal


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Melatonina é conhecida como \'hormônio do sono\' por ajudar contra insônia  (Foto: Reprodução)

Em 2021, a Anvisa autorizou a venda de melatonina como suplemento alimentar. As cápsulas do conhecido ‘hormônio do sono’ passaram a ser vendidas nos balcões de farmácias em doses de até 0,21 mg, de acordo com as normas da agência.

Apesar da melatonina ser uma antiga conhecida de muitos brasileiros que viajam para fora do país, como para os Estados Unidos, onde doses maiores são liberadas para venda livre, muitos estão conhecendo o hormônio agora.

O que é a melatonina?

Tendo ficado popular por ajudar quem tem dificuldade para dormir, a melatonina é uma molécula reguladora da glândula pineal. De acordo com o nutricionista Jefferson Arruda, especialista em fitoterapia e longevidade saudável, a glândula pineal tem uma atividade metabólica elevada durante o dia, mas à noite ela desliga para que suas funções sejam restauradas.

É nesse processo noturno que a melatonina entra em ação, requerendo a presença de níveis adequados da molécula para que o pleno funcionamento da glândula pineal seja reestabelecido.

“Entre as 21h e 22h começa a haver uma elevação cumulativas dos níveis noturnos de melatonina, chegando ao seu ponto máximo entre meia noite e 1h da manhã”, explica Arruda.

Entretanto, alguns hábitos modernos, além do avançar da idade, fazem com que muitas pessoas passem a produzir menos melatonina, não sendo suficiente para colocar em restauro a glândula pineal. Nestes casos, é preciso entrar com uma suplementação da molécula.

Quais são os efeitos da melatonina?

melatonina é mais conhecida por ajudar na qualidade do sono. Sua principal atuação é na regulação do ciclo sono-vigília e no ritmo circadiano. Assim, a ingestão de melatonina pode ajudar a dormir com mais facilidade, além de melhorar a qualidade do sono, evitando despertar precoce.

Pessoas que têm insônia sazonal e sofrem dos efeitos de jet lag - quando há uma mudança brusca de fuso-horário - também podem se beneficiar da ingestão da melatonina. Entretanto, médicos pedem cautela no uso e que não se ultrapasse a dose diária recomendada.

Além disso, a melatonina também é um poderoso antioxidante, ajudando na eliminação de radicais livres do organismo e controlando o dano oxidativo. Outros indicativos para o uso da melatonina é no auxílio à imunidade.

Contudo, como a melatonina é natural, algumas mudanças de hábitos na nossa vida já pode ajudar a proteger a produção de melatonina no nosso organismo. Confira as dicas do nutricionista Jefferson Arruda:

  • Mantenha uma rotina de sono;
  • Evite o uso intenso de iluminação artificial antes de dormir;
  • Evite o uso de telefones celulares ao deitar;
  • Evite o consumo de bebidas com cafeína depois das 16h;
  • Reduza o consumo de alimentos pesados à noite.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 60279
Usuários Online: 6
Copyright (c) 2022 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE