NO AR

Rádio Ponte FM 98.5

pontefm98.com

Brasil

Onda de frio vai chegar ao Nordeste? Meteorologistas revelam o que esperar nos próximos dias

O frio chegou com tudo em diversas partes do Brasil, mas será que vai chegar ao Nordeste? Confira resposta

Publicada em 18/05/2022 às 10:21h - 90 visualizações

por Marcelo Aprígio/tv jornal


Compartilhe
 

Link da Notícia:

De acordo com a agência climática, recordes de muitos anos devem ser batidos em vários municípios  (Foto: AGÊNCIA BRASIL)

chegada de uma onda de frio ao Brasil se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e rodas de conversas pelo país neste início de semana.

Por um lado, muita gente demonstrava preocupação com as consequências do frio na região onde mora. Por outro, teve gente pedindo para que o fenômeno chegasse à sua cidade.

Houve ainda quem espalhasse boatos por meio das redes sociais. Algumas postagens falam que esse será o maior frio dos últimos 100 anos e outras chegam a dizer que nevará até no Nordeste.

Mas será que isso é verdade? O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explicou que a história não é bem assim.

FRIO CONGELANTE? O QUE SE SABE SOBRE A ONDA DE FRIO?

"A massa de ar frio provocará sim uma queda acentuada da temperatura no centro-sul do país, mas não de forma exagerada", explica nota do Inmet. Em seguida, o instituto elencou alguns pontos verdadeiros:

  • É uma massa de ar atípica pelo seu posicionamento e dimensão (não intensidade);
  • Os ventos podem superar os 100 km/h no litoral do Rio Grande do Sul (RS);
  • Tem possibilidade de ciclone subtropical na costa da Região Sul.

O Inmet também disse que pode haver episódios localizados de:

  • Chuva congelada
  • Neve (apenas na Região Sul)
  • Geada (pode ocorrer em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, no Paraná, no Mato Grosso do Sul, em São Paulo, em Minas Gerais, em Goiás e no Mato Grosso).
  • Não é a maior Onda de Frio dos últimos 100 anos;
  • Essa onda de frio não deve chegar na Região Nordeste;
  • As temperaturas não vão chegar a -10ºC;
  • Não está nem perto da maior onda de frio da sua vida!
  • Não há chances de neve em Goiás, no Distrito Federal e demais regiões centrais do Brasil.

Apesar do frio não ser tão exagerado assim, como explicou o Inmet, é provável que as temperaturas caiam em algumas regiões do país.

O Inmet lembra que frentes frias, frio e calor intenso continuarão a acontecer. "O que geralmente pode ser falso em uma 'notícia duvidosa' de clima, são valores extremamente exagerados e sem embasamento científico."

Em caso de dúvidas, o instituto pede ainda que as pessoas acessem o site ou as redes sociais do órgão para confirmar informações e não compartilhem notícias falsas.

TEMPERATURAS NO NORTE E NORDESTE

Na Norte do país, as cidades com maior declínio de temperatura estarão nos estados do Acre, Rondônia e no sul do Amazonas, segundo o Climatempo.

Entre esta quarta-feira (18) e quinta-feira (19), Rio Branco deve registar mínimas de 16ºC e 14ºC, respectivamente, assumindo o posto de capital mais fria da região durante o período.

O especialista da Climatempo, Cesar Soares, explicou ao portal g1 que isso ocorre por lá devido ao fato de que o ar frio que avança pelo continente consegue chegar ao Acre, mas não em outras regiões.

Já no Nordeste a notícia não é boa para quem gosta do frio. Na região, as temperaturas seguem altas e ainda faz calor.

"Teremos manhãs com temperaturas altas e o ar abafado e com chuvas pela tarde. Ou seja, o Nordeste vai ficar devendo para essa queda de temperatura", afirma Soares.

Já o Sul para o sul da Bahia temos previsão de queda de temperatura, mas que também não será muito intensa, geralmente entre 15ºC e 16ºC.

Arquivo/Rovena Rosa/Agência Brasil

São Paulo - Pedestres na Avenida Paulista durante frente fria que derrubou a temperatura na capital. - FOTO:Arquivo/Rovena Rosa/Agência Brasil




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 124754
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE