NO AR

Acorda Povo, Trem do Forro

Com Pedro Guedes

Brasil

GENIVALDO DE JESUS: homem com transtornos mentais morre em violenta ação da PRF em Sergipe

Policiais provocaram espécie de "câmara de gás" em viatura; vídeo registrou os momentos de tortura

Publicada em 26/05/2022 às 10:08h - 24 visualizações

por Gabriel dos Santos/tv jornal


Compartilhe
 

Link da Notícia:

GENIVALDO DE JESUS: homem com transtornos mentais morre em violenta ação da PRF em Sergipe  (Foto: Reprodução)

Na última quarta-feira (25), um homem morreu após ser sufocado em porta-malas de viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Estado de Sergipe

A vítima, identificada pelo portal G1 como Genivaldo de Jesus Santos, no momento da abordagem, estava desarmada. Genivaldo tinha 38 anos de idade e, segundo um sobrinho, tinha transtornos mentais.  

De acordo com o sobrinho, Wallyson de Jesus, a PRF abordou Genivaldo enquanto o homem pilotava uma moto. Até o momento, não se sabe o que provocou a abordagem. 

“Eu estava próximo e vi tudo. Informei aos agentes que o meu tio tinha transtorno mental. Eles pediram para que ele levantasse as mãos e encontraram no bolso dele cartelas de medicamentos. Meu tio ficou nervoso e perguntou o que tinha feito. Eu pedi que ele se acalmasse e que me ouvisse”, relatou Wallyson ao G1. 

Genivaldo, nervoso, tentou resistir à abordagem, apesar de estar completamente desarmado. Em seguida, dois policiais da PRF usaram a força para conter o homem.

Após a ação, Genivaldo foi atirado dentro da viatura. Imagens que circulam na internet mostram a viatura com repleta de fumaça, enquanto a vítima - presa lá dentro - grita desesperada. 

“Eles jogaram um tipo de gás dentro da mala, foram para delegacia, mas meu tio estava desacordado. Diante disso, os policiais levaram ele para o hospital, mas já era tarde”, explica Wallyson. 

A família da vítima registrou um Boletim de Ocorrências.

O caso será investigado pela Polícia Federal.

O QUE DIZ A PRF

Em nota, a PRF relatou que a vítima "resistiu ativamente a abordagem" e que "foram empregadas técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção".

"Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil. No entanto, durante o deslocamento, passou mal, foi socorrido e levado para o Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito", diz a nota. A PRF disse que lamenta o ocorrido e que instaurou um procedimento para apurar o caso. 

ReproduçãoPRF abriu processo disciplinar para averiguar a conduta dos agentes - FOTO:Reprodução




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 59002
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2022 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE