Mais uma vez, a possibilidade de chuvas acende um alerta para os pernambucanos. Sobretudo, na Região Metropolitana do Recife (RMR), muito afetada após as chuvas que se alastraram nos meses de maio e junho.
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), uma frente fria passa pelo sul da Bahia, próximo à divisa com Minas Gerais, o que deve provocar chuvas em Pernambuco.
"A frente fria tende a avançar durante a semana. Ela não chega a entrar em Pernambuco, porém manda algumas instabilidades para cá, nebulosidades também", afirma o meteorologista Fabiano Prestrêlo.
De acordo com o especialista, a massa de ar frio deve provocar uma pequena queda nas temperaturas e provocar chuvas a partir da quarta-feira (15).
Mesmo com o alerta, a precipitação é normal para esta época do ano, diz Fabriano Prestrêlo. O meteorologista da Apac afirma ainda que não há previsão de chuvas que exijam o envio de alertas de alto risco, o chamado alerta vermelho.
Para a quarta-feira desta semana (15), a previsão é de chuvas moderadas no Grande Recife e Matas Sul e Norte.
Já na quinta (16) e na sexta (17), a intensidade deve aumentar, com a possibilidade de precipitação moderada a forte.
No Agreste, as chuvas podem chegar a um nível moderado na quarta, quinta e sexta. No Sertão, devem ficar entre fraca e moderada nos últimos dias úteis da semana.
"Essa chuva, se for na categoria fraca a moderada ou moderada, ao longo do dia, não chega a atrapalhar as atividades cotidianas, basta utilizar um guarda-chuva", disse o meteorologista.
A Apac já havia informado que espera chuvas acima da média história em junho de 2022. A média história para a RMR em junho é de 337,6 mm de precipitação.
Papa Francisco se solidariza com vítimas da chuva no Grande Recife