NO AR

Rádio Ponte FM 98.5

pontefm98.com

Brasil

PISO SALARIAL ENFERMAGEM FOI APROVADO: entenda o que significa "sancionar" o PL 2564/20 e o veto dado por Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o PL que se refere ao piso salarial da enfermagem, no entanto, a aprovação veio atrelada a um veto

Publicada em 05/08/2022 às 09:57h - 24 visualizações

por Julianna Valença


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou o Projeto de Lei 2564/20, que se refere ao piso salarial da enfermagem - FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS  (Foto: )

No última dia do prazo para tomar decisão, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou o Projeto de Lei 2564/20, que se refere ao piso salarial da enfermagem. No entanto, a aprovação do presidente veio atrelada a um veto, entenda:

PISO SALARIAL ENFERMAGEM APROVADO

O PL do piso da enfermagem já havia alcançado aprovação na Câmara e no Senado. A PEC 11/22 passou pelo Congresso em julho e já foi promulgada. A proposta fixa o piso na constituição, dando segurança jurídica ao pagamento.

O texto aguardava apenas sanção do presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi tomada pelo chefe de Estado na tarde da quinta-feira (4), em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

O QUE SIGNIFICA SANCIONAR PISO SALARIAL ENFERMAGEM?

A sanção é um ato político que só pode ser tomado pelos chefes do Poder Executivo, ou seja, presidente, governador e prefeito. Sancionar é aderir ao projeto aprovado pelo Legislativo.

Quando o presidente sanciona (ratifica) o projeto, ele se torna lei e é publicado no Diário Oficial da União. No entanto, ele pode vetar o projeto todo ou uma parte dele, assim como Bolsonaro fez com o PL 2564/20.

ENTENDA VETO DE BOLSONARO AO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

A sanção da PL 2564/20 veio acompanhada de veto de um dos trechos propostos pelo texto. O presidente vetou um dos artigos do projeto, que determinava um reajuste anual do novo piso com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), um dos indicadores de inflação.

Assim, o trecho volta ao Congresso para ser analisado por parlamentares e a parte sancionada vira lei.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 58974
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2022 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE