NO AR

musical

pontefm98.com

Brasil

SINTOMAS DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA: O que é a doença mão-pé-boca? Como aliviar os sintomas? Qual o tempo de contágio?

Doença mão-pé-boca: o que é, diagnóstico, sintomas e tratamento

Publicada em 03/04/2023 às 10:35h - 45 visualizações

por Luana Simões


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Doença mão-pé-boca: o que é, diagnóstico, sintomas e tratamento - FOTO: Pixabay  (Foto: )

doença mão-pé-boca é uma infecção viral contagiosa causada pelo vírus Coxsackie, que afeta, principalmente, crianças com menos de 5 anos de idade.

Os sintomas podem ser desconfortáveis e dolorosos, especialmente pelas lesões nas mãos, pés e boca, o que dá o nome à doença.

Na última semana, a doença teve um surto da síndrome, principalmente na cidade de Belo Horizonte. Vale lembrar que a doença ainda não tem vacina e, só nos três primeiros meses de 2023, já foram registrados 13 surtos.

SINTOMAS DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA

doença mão-pé-boca é caracterizada por uma erupção cutânea que aparece na boca, mãos e pés. Outros sintomas são:

  • febre;
  • dor de garganta;
  • mal-estar;
  • perda de apetite;
  • fadiga.

Os sintomas normalmente surgem entre três e cinco dias após a exposição ao vírus. As lesões são compostas por pequenas bolhas vermelhas que podem ser dolorosas e causar coceira.

As bolhas geralmente aparecem primeiro na boca, especialmente nas gengivas, língua e palato mole. Em seguida, podem aparecer nas solas dos pés e as palmas das mãos.

Algumas crianças podem ter erupções cutâneas em apenas uma ou duas áreas, enquanto outras podem ter em todas as três. As lesões duram cerca de uma semana.

CAUSAS DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA

A doença mão-pé-boca é causada por um grupo de vírus chamado enterovírus. O vírus mais comum que causa a doença é o Coxsackie A16, mas outros enterovírus também podem causar a doença.

Importante ressaltar que a doença é altamente contagiosa e a transmissão se dá pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados.

 

A transmissão pode ocorrer dias antes do início da manifestação da doença até semanas após a infecção. O vírus transita por via respiratória ou pelas fezes da pessoa infectada
Maíra Mastrocola de Campos Leite, pediatra e alergologista e imunologista, para portal Veja Saúde

 

As crianças que frequentam creches ou escolas estão mais expostas à doença, pois têm contato próximo com outras crianças e por objetos contaminados, como brinquedos ou utensílios.

TRATAMENTO DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA

Não há cura para a doença mão-pé-boca, ou seja, o tratamento consiste em aliviar os sintomas. O ideal é que o paciente permaneça em repouso, tome bastante líquido e alimente-se bem.

Os sintomas da erupção cutânea, como coceira e dor, podem ser aliviados com loções e cremes tópicos, como calamina ou creme de hidrocortisona. Para febre, dor de garganta e dor no corp, podem ser utilizados analgésiso e antitérmicos.

É importante que as crianças afetadas bebam líquidos suficientes para evitar a desidratação, especialmente se estiverem com dor na boca e dificuldade para engolir.

Vale lembrar que apenas um profissional de saúde pode prescrever o melhor tratamento para cada caso.

PREVENÇÃO DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA

Não existe vacina para o vírus da doença mão-pé-boca, ou seja, melhor medida de prevensão é tomar ações para evitar a propagação do vírus.

Isso inclui lavar as mãos com frequência, especialmente após trocar fraldas ou usar o banheiro, antes de comer e depois de assoar o nariz ou tossir.

Crianças afetadas com doença mão-pé-boca devem ficar em casa até que os sintomas desapareçam para evitar a disseminação da doença para outras crianças. É importante limpar regularmente os brinquedos, utensílios e superfícies com um desinfetante para ajudar a prevenir a propagação do vírus.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 129119
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE