NO AR

Rádio Ponte FM 98.5

pontefm98.com

Brasil

LULA VAI CONFISCAR POUPANÇA? É falso que Lula sugeriu confiscar poupança para financiar países da América do Sul; entenda boato

Presidente Lula não falou que vai confiscar poupança dos brasileiros; assista ao vídeo

Publicada em 31/05/2023 às 09:51h - 46 visualizações

por Rodrigo Fernandes


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O presidente Lula - FOTO: Ricardo Stuckert/PR  (Foto: )

Mensagens falsas compartilhadas nas redes sociais desde a última terça-feira (29) estão afirmando que o presidente Lula declarou que vai confiscar a poupança dos brasileiros para investir em países da América do Sul, o que é falso.

As fake news passaram a circular após um discurso de Lula na reunião de cúpula com presidentes da América do Sul, realizada ontem, no Itamaraty, em Brasília.

Os boatos estão sendo compartilhados principalmente por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e opositores de Lula. Eles distorcem o discurso de Lula para enganar usuários desatentos.

"Lula fez um pronunciamento e sugeriu colocar o dinheiro do povo que está na caderneta de poupança a serviço do Banco Nacional de Desenvolvimento para que ele possa emprestar mais dinheiro aos países comunistas", diz uma das mensagens enganosas.

 

Ricardo Stuckert/PR

Lula e os presidentes da América do Sul em reunião da cúpula no Itamaraty, em Brasília - Ricardo Stuckert/PR

 

Em seu discurso, Lula citou o termo "poupança regional", mas ele não estava se referindo à poupança dos brasileiros nos bancos. Entenda a polêmica a seguir.

Lula vai mexer na poupança?

Lula falou sobre "poupança" ao sugerir medidas para fortalecimento das economias dos países da América do Sul.

"Colocar a poupança regional a serviço do desenvolvimento econômico e social, mobilizando os bancos de desenvolvimento como a CAF, o Fonplata, o Banco do Sul e o BNDES", sugeriu o presidente.

Em seguida, ele continuou com alternativas e iniciativas para fomento da economia entre os países do bloco.

"Aprofundar nossa identidade sul-americana também na área monetária, mediante mecanismo de compensação mais eficientes e a criação de uma unidade de referência comum para o comércio, reduzindo a dependência de moedas extrarregionais", completou.

 

Lula não vai confiscar poupança

A iniciativa apresentada por Lula que fala sobre usar a poupança regional tem como objetivo usar fundos de bancos de desenvolvimento, como o BNDES, para fomentar o desenvolvimento regional, e não apenas de um país.

Ou seja, a ideia apresentada por Lula é que os recursos do próprio banco, oriundos do Governo Federal e de outros fundos governamentais, sejam usados para acelerar o desenvolvimento econômico de países da região.

Em nenhum momento do encontro o presidente Lula falou sobre confiscar dinheiro da poupança dos brasileiros. ASSISTA O MOMENTO ABAIXO.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 124367
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE