NO AR

Rádio Ponte FM 98.5

pontefm98.com

Brasil

FNE contará com R? 37,8 bilhões para aplicação no Nordeste em 2024

Programação para o próximo ano está 9,25% acima do valor inicialmente programado para 2023

Publicada em 23/08/2023 às 08:31h - 32 visualizações

por Jamildo Melo


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Entre os setores apoiados pelo FNE destacam-se infraestrutura com R 7,5 bilhões agricultura (R 5,9 bilhões) pecuária (R 3,8 bilhões) e indústria (R 1,8 bilhão). - BNB/Divulgação  (Foto: )

O Banco do Nordeste (BNB) terá R 37,8 bilhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para aplicação em toda a sua área de atuação em 2024. Os recursos serão destinados ao financiamento de atividades produtivas de todos os setores da economia, como forma de estimular o desenvolvimento regional.

A programação do Fundo Constitucional para 2024 está R 3,2 bilhões (equivalentes a 9,25%) acima do total inicialmente previsto para 2023 (R 34,6 bilhões). Mesmo considerando o aumento de disponibilidade de recursos para o atual exercício, ocorrido no primeiro semestre, o valor projetado para o próximo ano mantém o patamar de investimento em torno de R 38 bilhões.

Os valores da programação do FNE 2024 foram apresentados pelos órgãos administradores desse fundo constitucional, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Banco do Nordeste, de modo a planejar a execução do FNE, em reunião, nesta terça-feira, 22, na sede do Banco, em Fortaleza.

A programação do FNE envolve a definição das metas e prioridades de investimento para o período, bem como a alocação dos recursos disponíveis. São considerados diversos aspectos, como as demandas e necessidades da Região, as políticas públicas em vigor, os setores produtivos estratégicos, as oportunidades de negócio, entre outros.

Segundo o diretor de Planejamento do BNB, Aldemir Freire, a discussão com setores produtivos é importante devido à expectativa de atividades que devem requerer mais recursos nos próximos anos. Ele afirma que “visualizamos uma década de expansão significativa de investimentos na Região, não só nas áreas tradicionais como comércio, serviço, agricultura e indústria tradicional, mas também na manutenção da geração de energias limpas, eólica offshore, transmissão, hidrogênio verde, saneamento e logística. Isso implica no desafio de sermos ainda mais assertivos no nosso planejamento”.

As definições para a programação do FNE seguem em reuniões de trabalho previstas para o mês de setembro baseadas em estudos e análises econômicas indicadores sociais econômicos e ambientais da área de atuação do BNB. Os encontros setoriais terão a participação de federações das indústrias de agricultura e pecuária Sebrae câmaras setoriais de comércio serviços e turismo além de representantes dos governos estaduais e Consórcio Nordeste em cada um dos 11 estados abrangidos pela atuação do Banco.

As aplicações do FNE em Pernambuco entre janeiro e julho deste ano somaram R 2,8 bilhões. O resultado é 32% superior ao registrado no mesmo período de 2022. Segundo o superintendente do BNB no estado Pedro Ermírio a elevação nas contratações do Fundo se deve ao esforço em apoiar atividades de grande impacto na geração de emprego e renda. Ele afirma que “são cadeias produtivas estratégicas a exemplo da agricultura familiar que têm efeito imediato na dinâmica econômica e melhoram a qualidade de vida da população que é o grande papel que o BNB procura exercer”.

Em toda área de atuação do Banco as aplicações do Fundo ultrapassaram os R 24 bilhões nos sete primeiros meses do ano. Na comparação com o mesmo período de 2022 houve uma alta de 23%.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 141517
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE