NO AR

Musical

Com Musical

Brasil

Governo anuncia nova data para prova do Concurso Nacional Unificado; veja quando será

Concurso nacional unificado 2023 será realizado em 2024 e teve mudança na data de realização da prova por causa de edital

Publicada em 11/09/2023 às 10:57h - 33 visualizações

por Rodrigo Fernandes


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Prova do concurso nacional unificado será realizada em 2024 - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM  (Foto: )

concurso nacional unificado do Governo Federal já tem uma nova data de realização, anunciada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

De acordo com a pasta, a mudança foi tomada pois são necessários pelo menos 60 dias após a publicação do edital para a aplicação das provas.

Concurso nacional unificado 2023

Anteriormente, a prova do concurso nacional unificado era prevista para o dia 25 de fevereiro de 2024. Agora, o secretário de Gestão de Pessoal José Celso Cardoso anunciou que a data será alterada para o mês seguinte.

Com isso, a prova foi transferida para o mês de março de 2024, ainda sem data concreta definida pelo ministério.

"A gente projetou uma primeira data, que seria final de fevereiro, mas agora a gente já está revendo isso, inclusive em função de sugestões que a gente está recebendo dos órgãos, da própria população, que têm dito, com razão, que 60 dias talvez seja um prazo muito curto para os candidatos estudarem e se prepararem", afirmou o secretário.

“Muito provavelmente deve ser um pouquinho mais para frente, talvez meados ou fim de março”, acrescentou.

Vagas concursos 2023

O concurso nacional unificado preencherá 8 mil vagas no serviço público federal e terá como inspiração o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A coordenação do concurso envolverá o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).

A previsão é que as provas sejam realizadas em quase 180 cidades do país, incluindo todas as capitais.

"O governo federal autorizou muitas vagas ao mesmo tempo. É um fenômeno que não acontecia há muitos anos. Isso, de certa maneira, pegou os órgãos desprevenidos, porque houve um processo recente muito intenso de descapacitação dos órgãos e enfraquecimento das suas capacidades”, disse o gestor.

"Tem uma distribuição espacial das cidades bem homogênea. Além dessa questão de densidade populacional, o Ipea utilizou critérios ligados ao que eles chamam de ‘raio de influência regional’ das cidades".




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 125358
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE