NO AR

domingão musical

pontefm98.com

Brasil

Eventual escolha de Lula para STF esbarra em movimentação indesejada por ele no TCU

Mudança poderia colocar ministro indicado por Bolsonaro na presidência do TCU em ano eleitoral; Lula vê com cautela

Publicada em 11/09/2023 às 10:59h - 29 visualizações

por Rodrigo Fernandes


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) -  (Foto: )

Uma possível indicação de Bruno Dantas, atual presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), para o Supremo Tribunal Federal (STF) pode estar sendo revista por Lula (PT).

Isso porque essa movimentação poderia abrir espaço para que um "bolsonarista" chegasse ao comando da Corte de Contas em pleno ano eleitoral, o que não é o desejo do petista. A informação é de Igor Gadelha, do Metrópoles.

Caso Lula escolha Dantas para a vaga que será aberta com a aposentadoria de Rosa Weber, em outubro, o vice-presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, assumiria o posto e poderia tentar a reeleição uma única vez, podendo ficar no comando do tribunal até 2026.

O próximo da fila para assumir o comando da Corte de Contas em 2026 é o ministro Jorge Oliveira, que foi indicado para o TCU pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem foi ministro no governo.

A preocupação de Lula seria ter um indicado de Bolsonaro no Tribunal de Contas da União em pleno ano eleitoral.

Outro lado

Apesar da preocupação de Lula, aliados de Bruno Dantas tentam minimizar o fato. Eles afirmam que, embora tenha sido indicado por Bolsonaro, Jorge Oliveira tem perfil "moderado", e que estaria surpreendendo positivamente os aliados do petista.

Os aliados de Bruno Dantas também amenizam afirmando que o presidente da Corte de Contas nem vota, nem tem grande poder sobre a pauta de julgamentos, construída pelos relatores dos processos.

Bessias no STF?

Além de Dantas, outros nomes são cotados para a vaga de Rosa Weber no STF, incluindo os ministros da Justiça, Flávio Dino, e o da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.

Sobre o assunto, Flávio Dino afirmou que está feliz no cargo de ministro. Em entrevista à Globonews, ele afirmou que qualquer advogado tem como meta chegar ao Supremo, mas que não houve qualquer tipo de conversa ou proposta do presidente para assumir o cargo.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 125406
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE