NO AR

Rádio Ponte FM 98.5

pontefm98.com

Brasil

Dia 21 de abril é feriado ou ponto facultativo? Descubra

Dia 21 de abril é feriado? Saiba

Publicada em 16/04/2024 às 08:49h - 34 visualizações

por Suzyanne Freitas


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O comércio nas praias, por exemplo, será objeto de regulamentação e fiscalização por cada município - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM  (Foto: )

No próximo domingo (21/04), celebramos o Dia de Tiradentes, uma data que evoca a memória do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes.

Ele ficou marcado na história nacional por liderar a Inconfidência Mineira, um dos movimentos mais significativos em prol da independência do Brasil.

Abaixo, veja se 21 de abril é considerado feriado. 

Dia 21 de abril é feriado?

Desde então, o dia 21 de abril é celebrado como feriado nacional em homenagem a Tiradentes, marcando sua execução.

Dia de Tiradentes é feriado ou ponto facultativo?

feriado nacional foi estabelecido em 1965, e cidades mineiras como São João del Rei e Ouro Preto realizam eventos e celebrações em memória desse importante personagem da história brasileira.

Afinal, quem foi Tiradentes?

Nascido em 12 de novembro de 1746, na Fazenda do Pombal, hoje município de Ritápolis, Minas Gerais, Tiradentes desempenhou várias funções ao longo da vida, incluindo dentista, daí o apelido "Tiradentes", tropeiro, minerador e militar, atuando como Alferes da cavalaria de Dragões Reais de Minas, na Capitania de Minas Gerais.

A Inconfidência Mineira, movimento liderado por Tiradentes, ocorreu entre 1789 e 1792, em protesto contra os pesados impostos impostos pela Coroa Portuguesa no Brasil. Infelizmente, em 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado em praça pública, no Rio de Janeiro.

A verdadeira valorização de Tiradentes como herói brasileiro ocorreu apenas após a Proclamação da República, quando ele foi oficialmente reconhecido como Patrono Cívico da Nação Brasileira pela Lei nº 4.897, sancionada pelo presidente Castelo Branco em 9 de dezembro do mesmo ano.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 125063
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE