NO AR

Brega Total

Com Cabral Lima

Brasil

Em greve, professores da UFPE realizarão assembleia para debater contraproposta do Governo

No dia 17 de abril, os professores da UFPE deflagraram greve por tempo indeterminado

Publicada em 25/04/2024 às 10:04h - 47 visualizações

por Jamildo Melo


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Administração Central da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se reuniu com o comando de greve organizado pelos docentes da Adufepe, no primeiro dia de greve - Ketheryne Mariz/Adufepe/Divulgação  (Foto: )

Nesta quinta-feira (25), os docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se reúnem em Assembleia Geral Extraordinária da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), no Clube Universitário, na Cidade Universitária, para debater a conjuntura e avaliar a contraproposta do Governo Federal apresentada às entidades representativas da categoria na última reunião realizada no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília-DF.

Confira o Edital de Convocação

Deliberada pelo Comando Local de Greve, a assembleia integra a agenda de mobilizações da paralisação dos docentes iniciada nesta segunda-feira, 22 de abril. “O movimento de adesão à greve está cada vez maior. Nesta quinta-feira, teremos nossa assembleia a partir das 8h30 da manhã. Peço a todos os professores que compareçam e lembro que esta assembleia será exclusivamente presencial por uma determinação do Comando Local de Greve”, convidou a presidente da Adufepe, professora Teresa Lopes, em vídeo divulgado nas redes sociais do sindicato.

Pauta de reivindicações dos Docentes

O principal ponto da pauta de reivindicações dos docentes é a recomposição salarial. Com perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos, os docentes pedem uma correção de 22% com parcelas de 7,06% para 2024, 2025 e 2026. Os profissionais da Educação Superior também requerem reestruturação da carreira, condições de trabalho, recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino e outros pontos específicos.

Negociação com o governo

Após propor aumentar o salário dos docentes em parcelas iguais de 4,5% em 2025 e 2026, a proposta mais recente do Governo para os professores, apresentada no dia 19 de abril, é de 9% de reajuste salarial em 2025 e 3,5% em 2026. Porém para 2024, a categoria continuaria com zero de reajuste salarial e aumento apenas nos benefícios, o que exclui os aposentados. Em nota, a diretoria da Adufepe reafirmou que 0% de reajuste em 2024 não é aceitável.

Já em relação à carreira docente, a proposta avançou um pouco, especificamente no que diz respeito a progressões e promoções. O governo propôs alterar os percentuais de step (diferença salarial recebida pelo docente toda vez que progride na carreira) que passariam de 4%, para 4,5%.

Greve dos docentes da UFPE

No dia 17 de abril, os professores da UFPE deflagraram greve por tempo indeterminado, em uma assembleia híbrida (presencial e online) histórica com a participação de 1,7 mil professores. Ao todo, foram 1.737 votos, com 899 a favor, 795 contra e 43 abstenções.

Comando Local de Greve

Desde a deflagração, os docentes também instituíram um Comando Local de Greve (CLG) que se reúne regularmente na sede da Adufepe para definir ações e atividades de mobilização com participação média de vinte professores e sete comissões de trabalho.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 125313
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE