EUA oferecerão garantias de segurança sem precedentes à Coreia do Norte
Publicada em 11/06/18 às 17:32h - 94 visualizações
por Gideão santana
Compartilhe
Link da Notícia:
(Foto: Rádio Ponte FM 98.5)
No último ano, o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano Kim Jong-Um tiveram algumas desavenças, incluindo ameaças de guerra e insultos. Deixando isso de lado, ambos vão se encontrar cara a cara em Singapura, em 12 de junho. Em entrevista, Trump descreveu a cúpula histórica como uma 'missão de paz', embora tenha admitido que será uma situação de 'território desconhecido' para os dois.
Nessa galeria, reunimos fotos dos momentos que antecedem essa importante reunião.
(Foto) O líder da Coréia do Norte, Kim Jong-Un, visita o hotel Marina Bay Sands em Singapura em 11 de junho de 2018.
Os Estados Unidos estão "preparados" para oferecer à Coreia do Norte garantias de segurança sem precedentes na história das negociações nucleares entre os dois países, afirmou nesta segunda-feira (11) o secretário de Estado americano, Mike Pompeo.
"Estamos preparados para oferecer garantias de segurança que são diferentes e únicas, se comparado com o que os Estados Unidos fizeram no passado", disse Pompeo em uma entrevista coletiva, horas antes do encontro entre o presidente americano Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un, em Singapura. A reunião está marcada para esta terça-feira (12) às 9h, no horário local (segunda-feira às 22h, no horário de Brasília).
A fala do titular das Relações Exteriores foi uma resposta à pergunta sobre se os dois líderes discutirão a presença de mais de 28.000 soldados americanos na Coreia do Sul.
No entanto, Pompeo não quis esclarecer se as garantias de segurança que os Estados Unidos estão dispostos a oferecer à Coreia do Norte têm a ver com uma redução ou retirada de suas tropas na península coreana.
"Estamos preparados para tomar medidas que darão [à Coreia do Norte] uma certeza suficiente de que poderão estar cômodos, sabendo que a desnuclearização não acaba mal para eles", se limitou a indicar Pompeo.
Isso não significa, ressaltou, que o governo de Trump tenha "mudado" o objetivo de sua aproximação diplomática com Pyongyang. "A desnuclearização completa, verificável e irreversível da península coreana é o único resultado que os Estados Unidos aceitarão", destacou Pompeo.
"Vamos assegurar que estabelecemos um sistema suficientemente robusto para verificar" que os norte-coreanos cumprem com os compromissos de desnuclearização, prometeu.
Expectativas
O secretário de Estado se mostrou "muito otimista" sobre o sucesso da reunião. Ainda assim, rebaixou as expectativas sobre o resultado. "Estas conversas estabelecerão um marco para o difícil trabalho que virá depois" nas negociações nucleares, recalcou.
"O presidente Trump vai falar com confiança, uma atitude positiva e vontade de um verdadeiro progresso", acrescentou.
Pompeo disse, além disso, que as negociações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte para preparar a agenda do encontro avançam "muito rapidamente", por isso que espera chegar a uma "conclusão mais rápido do que o previsto".
Delegações diplomáticas de alto nível dos dois países se reuniram hoje no Hotel Ritz Carlton de Singapura pela última vez para fechar a agenda do histórico encontro.
Durante a mesma entrevista coletiva, Pompeo revelou que Trump falou hoje também com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pelo telefone.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.
Copyright (c) 2025 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE