NO AR

Rádio Ponte FM 98.5

pontefm98.com

Brasil

Morre, aos 84 anos, o padre Reginaldo Veloso, ex-pároco do Morro da Conceição

Religioso desenvolveu trabalho voltado para construção de uma Igreja democrática, participativa e de empoderamento do povo em busca dos seus direitos

Publicada em 20/05/2022 às 10:54h - 27 visualizações

por Suzyanne Freitas/tv jornal


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Padre Reginaldo Veloso foi pároco do Morro da Conceição  (Foto: Josiane Holz/Divulgação)

padre Reginaldo Veloso, que conduziu a paróquia de Nossa Senhora da Conceição por 12 anos, faleceu, aos 84 anos, na noite dessa quinta-feira (19), por volta das 23h. A informação foi confirmada pelos familiares do religioso.

Reginaldo Veloso estava internado em um hospital particular na área central do Recife para tratar de um câncer na bexiga.

De acordo com a esposa, o religioso não resistiu ao tratamento e chegou a falecer. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento do padre Reginaldo Veloso.

RELEMBRE TRAJETÓRIA DO PADRE REGINALDO VELOSO

Entre 1978 e 1989, o padre Reginaldo Veloso desenvolveu na paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Morro um trabalho comunitário, voltado para construção de uma Igreja democrática, participativa e de empoderamento do povo em busca dos seus direitos.

 

Recentemente, o padre Reginaldo Veloso recebeu o título de cidadão de Pernambuco, estado onde viveu a maior parte dos seus 84 anos.

Em entrevista recente ao JC, o padre Reginaldo Veloso falou sobre o seu ministério na Igreja Católica.

"Graças a Deus eu continuo exercendo o ministério que há 60 anos me foi confiado pela Igreja quando me ordenou presbítero. Continuo exercendo, acompanhando pequenas comunidades, prestando assessoria a movimentos, a dioceses, a congregações religiosas", disse ele.

O religioso também contou sobre sua devoção à Nossa Senhora. "A minha devoção é para a mãe de Jesus, tenha ela o título que for. É uma dimensão importante da minha fé cristã. Porque Maria, sobretudo na teologia do terceiro evangelista, São Lucas, ela é um ícone para Igreja", afirmou.

Em dezembro do ano passado, Geraldo Freire e a bancada do programa Passando a Limpo conversaram com o Padre Reginaldo Veloso. O ex-pároco no Morro da Conceição entre as décadas de 1970 e 1980, o religioso resgatou alguns momentos históricos da vida dele.

ORIGEM DO PADRE REGINALDO VELOSO

Reginaldo Veloso nasceu em Alagoas, veio ao Recife para estudar Teologia aos 13 e só saiu daqui para morar em Roma, onde foi ordenado padre.

Adepto da Teologia da Libertação, defende uma igreja nas mãos do povo, em luta contra a opressão e a fome.

 

Veloso também foi um dos divulgadores do documento 'Eu Ouvi os Clamores do Meu Povo', de 1973, durante a Ditadura Militar.

documentário reivindicava trabalho para a multidão de desempregados da época e o atendimento de necessidades básicas, como moradia, transporte e outros direitos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 60248
Usuários Online: 6
Copyright (c) 2022 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE